100% Digital
Reunindo um conhecimento seleto e de altíssimo nível, a Pós Digital FAAP traz ao mercado cursos de Pós-graduação com os maiores nomes da indústria criativa e de negócios, em um formato 100% digital.
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Reunindo um conhecimento seleto e de altíssimo nível, a Pós Digital FAAP traz ao mercado cursos de Pós-graduação com os maiores nomes da indústria criativa e de negócios, em um formato 100% digital.
Com carga horária de 360h, cada curso conta com três módulos, compostos por quatro disciplinas diferentes, totalizando 12 disciplinas de 30h.
Um jeito novo e estimulante de aprender. Esse é o HUB Imersivo FAAP. Composto pelo HUB Visual, HUB Sonoro, HUB Leitura e HUB Painel, essa experiência imersiva conta com diversos formatos de conteúdo. Tudo para facilitar o seu processo de aprendizagem e estimular novos conhecimentos.
Os cursos da Pós Digital FAAP não possuem TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Além disso, cada disciplina conta com avaliações específicas através do HUB Prática. Ao concluir as disciplinas e suas atividades avaliativas, você recebe o certificado de sua Pós-graduação.
Se você prestar atenção, vai perceber que nossos cursos têm duas nomenclaturas: a primeira, presente em nosso site e em toda a nossa comunicação. E a segunda: o nome com o qual o curso está registrado no MEC, uma forma mais descritiva e acadêmica.
Participam em cada uma das disciplinas que compõem o curso profissionais reconhecidos do mercado, grandes personalidades e líderes inspiradores que irão compartilhar suas experiências e visão de mercado, enriquecendo sua jornada de aprendizagem.
Oportunidade Especial: 40% em todos os cursos e 50% no Fashion Business
A pesquisa artística refere-se à atuação em estruturas em rede que se relacionam com as dimensões físicas, energéticas e digitais, do corpo e do planeta. Em um primeiro momento, dialogou com a net arte, através da exploração dos sistemas de busca, indexação, arquivos e subjetividades das redes digitais que se formaram em decorrência ao uso cotidiano dos dispositivos móveis e as possibilidades de compartilhamento de informações. A partir da formação complementar em Medicina Tradicional Oriental, a investigação de dados e memórias passou a ser nas redes energéticas, neuronais e por todo corpo, através de instalações, consultas e vivências artísticas. Essas práticas, também, como pesquisa e problematização, ativam as tecnologias próprias do corpo e compõem dinâmicas de produção de self, possibilitando o acesso a informações internas, memórias e arquivos que compõem a produção de imagens mentais.
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Trabalhou como curador e diretor artístico a frente da MatilhaCultural de 2008 a 2014. Inicializador da Rede Audiovisual Expandido ALTav. Foi curador da mostra Expressões da Revolução, apresentando sobre a primavera árabe, exposição multimídia que itinerou por São Paulo e Porto Alegre. 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Concluiu seu doutorado em Artes Visuais na ECA-USP, onde também realizou seu mestrado. Especializou-se em Criação de Imagem e Som em Meios Eletrônicos pelo SENAC e graduou-se em Comunicação Social pela USJT. Foi professor do IED - Istituto Europeo di Design, nas disciplinas de projeto em design gráfico e multimídia. Realiza trabalhos em artes visuais, com ênfase em artes digitais e tem experiência nas áreas de Comunicação, Artes, Design e Tecnologia. Em suas pesquisas tem explorado as relações entre corpo, espaço e tecnologia, com desdobramentos sobre as noções de rede, participação, informação, interface, arquitetura e invisibilidade. Desenvolve instalações, performances, ações coletivas e textos que exploram o cruzamento desses campos. 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Convidada a criar obras em várias cidades em todo o mundo, desenvolve instalações site-specific, que oferecem mediações viscerais sobre como os indivíduos percebem e se comunicam nos espaços que habitam. É pós-doutora em Artes pela USP, doutora e mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP e mestre pelo Programa de Estudos Superiores das Tecnologias da Informação da Universidade de Genebra. Foi vice-diretora da Faculdade de Matemática, Física e Tecnologia da PUC/SP. É membro do conselho da Iniciativa Interplanetária da Arizona State University.","card_img":{"url":"https://20990951.fs1.hubspotusercontent-na1.net/hubfs/20990951/FAAP%20-%20Card%20-%20Rejane%20Cantoni.png","width":378,"height":400,"altText":"","type":"image"},"hs_created_at":1644871289301,"hs_is_edited":false,"ordem":57,"name":"Rejane Cantoni","card_desc":"Pós-doutora em Artes pela USP, doutora e mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP e mestre pelo Programa de Estudos Superiores das Tecnologias da Informação da Universidade de Genebra"},{"hs_id":66253064718,"hs_child_table_id":0,"hs_updated_at":1673360903797,"ativo":{"id":1,"name":"sim","label":"sim","labelTranslations":null,"type":"option","order":0},"hs_published_at":1694639532170,"categoria":[{"id":65960437371,"type":"foreignid"}],"coordenador_de_curso":{"id":2,"name":"NÃO","label":"NÃO","labelTranslations":null,"type":"option","order":1},"hs_name":"Natacha Rena","hs_path":"natacha-rena","sobre":"Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Escola de Arquitetura da UFMG (1995). Mestre em Arquitetura pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000). Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade de São Paulo (2006). Pós-doutora pela Universidad de Sevilla (2016). Professora Associada dos cursos de Arquitetura e de Design da EA UFMG, assim como dos programas de pós-graduação NPGAU e PACPS, também da EA UFMG. Coordenou o CENEX - Centro de Extensão - da Escola de Arquitetura da UFMG entre 2011-2015 e entre 2017 e 2018 e os Programas extensionistas: ASAS e DESEJACA, ambos premiados nacionalmente. Atualmente: é líder dos Grupos de Pesquisa \"Indisciplinar\" e \"Geopolitica e Planejamento Territorial (GeoPT)\"; coordena o Programa de Extensão IndLab. Investigadora de 3 Projetos de Pesquisa: Cartografia da percepção popular do Orçamento Participativo em Belo Horizonte (Emenda Parlamentar); IndAtlas - Plataforma Tecnopolítica de investigação urbana (FAPEMIG); Geopolítica e Território (PRPQ/UFMG). Coordena 3 Projetos de Extensão: Cartografias Emergentes; Geopolítica e Cidades; Plataforma Urbanismo Biopolítico. Os últimos livros publicados foram: \"II Seminário Internacional Urbanismo Biopolítico\", \"Cidade Estado-Capital\"; \"I Seminário Internacional Urbanismo Biopolítico\" , \"Cidade Eletronika: Tecnopolíticas do comum: artes, urbanismo e democracia\"; \"Arte e Espaço: uma situação política no Século XXI\"; \"Design e Política\"; \"DESEJACA: arquitetura, artesanias e tecnologia social no Jardim Canadá\". É conselheira do CENEX EAUFMG. Publicou diversos artigos em periódicos, capítulos de livros, artigos completos em anais e em mais de 10 livros. Orientou mais de 80 trabalhos de iniciação científica/extensão e mais de 60 trabalhos de conclusão de curso. Organizou 18 eventos internacionais. Recebeu 37 prêmios e/ou homenagens. Desde 2000 participou de 15 projetos de pesquisa na UFMG, sendo que coordenou 12 destes.","card_img":{"url":"https://20990951.fs1.hubspotusercontent-na1.net/hubfs/20990951/FAAP%20-%20Card%20-%20Natacha%20Rena.png","width":378,"height":400,"altText":"","type":"image"},"hs_created_at":1644871289303,"hs_is_edited":false,"ordem":58,"name":"Natacha Rena","card_desc":"Pós-doutora pela Universidad de Sevilla, professora"},{"hs_id":66767628592,"hs_child_table_id":0,"hs_updated_at":1673360903802,"ativo":{"id":1,"name":"sim","label":"sim","labelTranslations":null,"type":"option","order":0},"hs_published_at":1694639532170,"categoria":[{"id":65960437373,"type":"foreignid"}],"coordenador_de_curso":{"id":2,"name":"NÃO","label":"NÃO","labelTranslations":null,"type":"option","order":1},"hs_name":"Lúcia Santaella","hs_path":"lucia-santaella","sobre":"Membro de várias instituições e associações intelectuais ao redor do planeta, já foi presidente da Sociedade Internacional Charles Sanders Peirce e da Federação Latino-Americana de Semiótica, entre outras. É autora de mais 50 obras publicadas e recebeu o prêmio Jabuti em 2002, 2009, 2011 e 2014, o Prêmio Sergio Motta, Liber, em Arte e Tecnologia, em 2005 e o prêmio Luiz Beltrão-maturidade acadêmica, em 2010. Pesquisadora 1A do CNPq, Santaella é professora titular no programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da PUCSP, coordenadora da Pós-graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, do Centro de Estudos Peirceanos, na PUCSP e diretora do CIMID, Centro de Investigação em Mídias Digitais. É presidente honorária da Federação Latino-Americana de Semiótica e Membro Executivo da Associación Mundial de Semiótica Massmediática y Comunicación Global, México, desde 2004. É correspondente brasileira da Academia Argentina de Belas Artes e, em 2007, foi eleita presidente da Charles S. Peirce Society, USA. É também um dos membros do Advisory Board do Peirce Edition Project em Indianapolis, USA, e um dos membros do Bureau de Coordenadores Regionais do International Communicology Institute. Foi ainda membro associado do Interdisziplinäre Arbeitsgruppe für Kulturforschung (Centro de Pesquisa Interdisciplinar em Cultura), Universidade de Kassel, 1999-2009. Foi professora convidada pelo DAAD na Universidade Livre de Berlin, em 1987; na Universidade de Valencia, em 2004; na Universidade de Kassel, em 2009; na Universidade de Évora em 2010; na Universidad Nacional de las Artes, Buenos Aires, em 2014; na Universidade Michoacana de San Hidalgo, México, em 2015; e na Universidade de Caldas, Colômbia, a partir de 2018. Foi pesquisadora associada no Research Center for Language and Semiotic Studies em Bloomington, Universidade de Indiana, em repetidos estágios de pesquisa, especialmente em 1988, pela Fulbright. 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É coordenador do Grupo de Pesquisa em Comportamento Político no Laboratório de Política, Comportamento e Mídia – Labô da PUC de São Paulo. Atua com Big Data (coleta, armazenamento, processamento e visualização de dados) e Inteligência Analítica na geração de conhecimento público e institucional de alto nível por meio da reflexão e pesquisa de grandes quantidades de dados, relacionados a negócios, mercado ou pesquisas científicas (levantamentos, construção de modelo, definição do padrão e validação e/ou verificação. Professor universitário há mais de vinte anos, já orientou mais de trinta trabalhos, tendo participado de mais de cento e cinquenta bancas, entre doutorados, mestrados e TCCs. É autor de quatro livros, além de mais de quarenta artigos. 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Graduado em Filosofia Pura pela Universidade de São Paulo. Professor de Filosofia na FAAP. Coordenador do Núcleo de Filosofia Política do Labô - Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da FUNDASP/PUC-SP, cuja linha de pesquisa se concentra em Filosofia Política da tradição Anglo-Saxônica. 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É professor da Universidade de São Paulo e professor visitante nas Universidades, Università Roma III (Itália), Université Paul-Valéry Montpellier III (França), Universidade Lusófona (Portugal). É autor de Paisagens pós- urbanas – o fim da experiência urbana e as formas comunicativas do habitar (2009), Pós humanismo (2010) e Redes Digitais e Sustentabilidade – as relações entre o homem o meio ambiente na época das redes (2012); Do público para as redes (2008) e Net-ativismo: da ação social ao ato conectivo (2017). Também publica ensaios e artigos acadêmicos em diversas revistas europeias, como La critica Sociologica (Univ. La Sapienza, Roma), Ágalma (Univ. Tor Vegata, Roma) e Sociétés (Ceaq, Univ. Sobornne). 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Atualmente, também coordena os cursos da Abraji e a equipe de pesquisadores do Atlas da Notícia no Projor. Começou sua carreira como editor de livros e em 2001 migrou para o Jornalismo digital, dirigindo a área de conteúdo do clicRBS, então o maior portal regional de internet do Brasil. Em 2009, muda para São Paulo para coordenar as plataformas digitais da revista Época na Editora Globo. Em 2012, criou a consultoria Interatores e passou a coordenar o Master em Jornalismo Digital no ISE. 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É Mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) e Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Atualmente, é coordenadora do Laboratório de pesquisa MIDIARS (Mídia, Discurso e Análise de Redes Sociais) e professora e pesquisadora do Centro de Letras e Comunicação da Universidade Federal de Pelotas e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Ex-coordenadora e vice coordenadora do GT de Cibercultura da Compós (2018-2020). Vice-presidente da Compós (2021-2022) e Open Seat da Executiva da Association of Internet Researchers (2021-2023). 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É diretor-executivo da Máquina CW, uma das maiores agências de relações públicas do país. Foi Head de Digital da Prefeitura de São Paulo e do Sport Club Corinthians Paulista. No jornalismo tradicional, foi editor-adjunto de Política da Folha de S.Paulo, editor de Esportes de O Estado de S. Paulo e editor-executivo de A Gazeta Esportiva. 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Pós-graduado em Computação Gráfica 3D pelo SENAC-SP. Bacharel em Tecnologia e Mídias Digitais (PUC-SP). Docente há 14 anos no Departamento de Computação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), foi Coordenador da Escola de Inovação e Tecnologia e Conselheiro em Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da mesma instituição. É também coordenador da Pós-graduação Lato Sensu em Cultura do Entretenimento: Animação e Jogos Digitais e docente nas graduações em Cinema, Animação e Produção Audiovisual na Fundação Armando Álvares Penteado - FAAP. 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É professora da Toronto Business College, diretora de Desenvolvimento de Negócios da Federação de Negócios Canadenses Brasileiros e conselheira de transformação de digital da Voe Sem Asas. Antes, liderou a equipe de Global University Programs da IBM para América Latina, área responsável pelas relações entre a empresa e a academia para o desenvolvimento de competências e habilidades da nova geração e requalificação do mercado de trabalho. Em sua jornada profissional, também atuou em empresas como a Microsoft e institutos educacionais como o Instituto Crescer para a Cidadania e Instituto de Tecnologia Social. É líder do Comitê Futuro do Trabalho da Associação Brasileira das Empresas de Software-ABES, participa do grupo de estudo Tecnologias Digitais e Sociedade (TIDD) e do Observatório do Futuro do Trabalho. É PhD e mestre em Bioquímica pela USP, tem MBA em Empreendedorismo Social pela FIA, é bacharel em odontologia pela USP e tem certificado em Design Educacional pela Universidade de Illinois Urbana-Champaign (UIUC).
\nMestre em Engenharia e Gestão da Inovação e Engenheira de Instrumentação, Automação e Robótica pela Universidade Federal do ABC. Profissionalmente, atua como gestora de projetos de tecnologia e inovação em TI, Telecom e Automação Industrial.
\nEspecialista em Business Agility, Product Management e Design Thinking. Em mais de 20 anos de carreira, ajudou Microsoft, GPA, Via Varejo, Carrefour, DIA, Walmart.com, FTD e UOL, entre outros, a construir e evoluir produtos digitais de sucesso, com o uso de ferramentas de inovação, OKRs, Scrum, SAFe e Management 3.0. Já liderou equipes multidisciplinares nos maiores players da Internet brasileira, como UOL, Terra e Abril. Também atuou como Gerente de Comunicação e Marketing Digital na Natura. Sua experiência docente inclui Experiência do Usuário, Design Thinking, Metodologias Ágeis, Interação Humano-Computador e Jornalismo Online em universidades como USP, FAAP e ESPM. Possui mestrado em Mídias Digitais pela ECA/USP, onde também se graduou como jornalista. Hoje atua como consultor empresarial e coach para capacitar executivos, gestores e times a entregar mais valor de forma mais colaborativa e engajada.
\nEngenheiro Mecânico e Computação, MBA Executivo Gestão Estratégica de Negócios. Executivo do mercado de engenharia e construção e Professor.
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\nSão mais de 40 anos de experiência, sendo 25 vividos em agencias dentro e fora do Brasil, onde começou como redatora e chegou a VP de Criação e Diretora de Criação Regional América Latina. Em 2002, saiu da Lowe, onde participou do reposicionamento de OMO, para abrir a primeira consultoria de estrategia criativa, a IK Ideas, hoje IK Creative Branding. Os dois primeiros trabalhos geraram impacto nos times globais da Unilever, que qualificaram como benchmark: o Manifesto de Dirt Is Good e a prancha conceito de MP3, que inspirou a criação do Key Visual. Desde então, Irene trabalhou não só no reposicionamento de grandes marcas para grandes clientes, mas também no posicionamento de marcas desconhecidas, que hoje são famosas e queridas no mercado, como a Cacau Show. Ainda desenvolve um trabalho voluntario para ONGs, tendo criado o Movimento Contra o Linfoma para a Abrale, umas das primeiras redes sociais verdadeiramente social.
Já participou do TEDx e fez várias palestras em clientes e eventos de comunicação. Desde 2004 dá aula na FAAP. Anualmente faz apresentações sobre os cases premiados em Cannes para clientes e parceiros na Estufa de Ideias, um espaço que repensou o lugar de trabalho, inspirando as pessoas a serem mais criativas.
Prêmios: Colunistas, CCSP, ACHAP, El Mercurio, FIAP, DDB Pinnacle Awards, New York Festivals e Cannes. Eleita melhor Diretor de Criação do Chile em 1994.
","card_img":{"url":"https://digital.faap.br/hubfs/em%20breve3-1.png","width":378,"height":400,"altText":"","type":"image"},"hs_created_at":1672335573843,"hs_is_edited":false,"ordem":99,"name":"Irene Knoth","card_desc":"Founder at IK Creative Branding"},{"hs_id":96829883715,"hs_child_table_id":0,"hs_updated_at":1677275358414,"ativo":{"id":1,"name":"sim","label":"sim","labelTranslations":null,"type":"option","order":0},"hs_published_at":1694639532170,"categoria":[{"id":65960437377,"type":"foreignid"},{"id":98136726435,"type":"foreignid"}],"coordenador_de_curso":{"id":2,"name":"NÃO","label":"NÃO","labelTranslations":null,"type":"option","order":1},"hs_name":"Iza Dezon","hs_path":"iza-dezon","sobre":"Iza Dezon é CEO da DEZON e idealizadora do podcast Ciao, Bela ao lado de Vânia Goy. Com mais de 10 anos de carreira internacional, está no Brasil desde 2015 desenvolvendo projetos, palestras, workshops, mentorias e ministrando cursos. Atualmente, dá aulas sobre macrotendências em São Paulo, na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) e no Istituto Europeo di Design (IED).
\nTrabalha há aproximadamente 20 anos com diversas frentes de RH, especialmente voltados para Atração, Recrutamento e Seleção, Employer Branding, Desenvolvimento da Liderança e Retenção de Talentos atuando em posições Brasil e América Latina para empresas nacionais e multinacionais. Atualmente se dedica a apoiar empresas e pessoas a encontrarem um propósito e melhorarem seus resultados.
\nFundador e Diretor Geral do Wellbeing Leadership Center, um Centro de Liderança internacional, pioneiro e transformador, com a missão de inspirar líderes a impactar o mundo aumentando o bem-estar organizacional. Top HR Influencer 2022, o mais importante ranking de líderes de Gestão de Pessoas da LATAM. Foi Head de RH LATAM de empresas do Vale do Silício e também responsável pelo desenvolvimento de líderes no Mercado Livre, uma das 10 melhores empresas para se trabalhar no mundo. Ponto Focal de Liderança & Bem Estar para o Brasil. Na Espanha, Julian trabalhou na R, ajudando a desenvolver o primeiro modelo de gestão de pessoas do mundo para maiores níveis de bem-estar no trabalho - uma história de sucesso para a IE Business School e a European Agency for Occupational Safety and Health. Além disso, a empresa foi classificada como uma das 50 melhores empresas para se trabalhar na Europa em 2013.
\nBolsista de pós-doutorado na Cátedra Oscar Sala, do IEA - Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo e na ECA-USP. Doutora em Comunicação e Semiótica e mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, ambos programas da PUC - Pontifícia Universidade Católica (SP). Pós-graduada em Comunicação Jornalística pela Faculdade Cásper Líbero, onde graduou-se em Jornalismo.
\nÉ graduado em Engenharia Mecânica e Mestre em Engenharia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Realizou estágio de pós-doutoramento em Inteligência Artificial na PUC-SP. Professor do Departamento de Administração e do Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da PUC-SP. Pesquisa e escreve sobre os impactos sociais das tecnologias, inteligência artificial, Indústria 4.0, Gestão e Inovação. Coordena o grupo de pesquisa Transformação Digital e Sociedade da PUC-SP e o Observatório do Futuro do Trabalho. Pesquisador do grupo de Estudos do Futuro e do grupo de Estudos do Trabalho, Trabalhadores e Trabalhadoras. É membro e colaborador da Cátedra Ignacy Sachs da PUC-SP. É co-fundador e um dos líderes do São Paulo Media Lab, instituto que desenvolve projetos e iniciativas focados em educação, cultura, transformação urbana e social.
\nPossui graduação em Engenharia de Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA,1991), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (POLI-USP, 2007) e graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (Largo São Francisco,2016). Atualmente é professor das Faculdades de Engenharia, Design e de Administração da FAAP . Atua como engenheiro elétrico, com ênfase em Telecomunicações, Redes de Computadores e Segurança da Informação e como advogado, nas áreas consultivas do Direito Digital.
\nDoutora em Tecnologias da Inteligência e Design Digital na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo. Possui graduação em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986), em Letras pela Faculdade Ibero-Americana (1981), além de MBC - Management in Business Communication pela Faculdade Cásper Líbero e Universidade da Flórida (Gainesvile/EUA). Ampla experiência profissional tanto na chamada grande imprensa - Folha de S. Paulo, Valor Econômico - como na área de comunicação corporativa, com passagens por agências de comunicação nacionais e estrangeiras - S2Publicom, CDN, Jeffrey Group, entre outras - e em grandes empresas - Fiat Automóveis e Grupo Pão de Açúcar. Especialização em gerenciamento de crises e prevenção de riscos. Docente convidada para MBA em Comunicação Corporativa (Planejamento e Relações com audiências) e MBA em Relações Internacionais - Faculdades Integradas Rio Branco.
\nFormada em Administração e com mestrado na área de Gestão de Pessoas, com o tema de Carreira em Organizações Digitais, pela Universidade de São Paulo. Iniciou sua carreira em Consultoria de Gestão onde atuou em Atuação em projetos de transformação, redesenho de processos de negócio e confecção de planos de implementação de melhorias para atingimento de ganhos financeiros e de desempenho nos segmentos de Indústria de Celulose, Educação, Varejo, Mercado financeiro e Gás Natural. Hoje, atua na Transformação Digital no mercado financeiro, com experiência em projetos de transformação digital e design organizacional.
\nDiscente em Internet das Coisas, especialista em Design Digital e bacharel em Design de Produto, ambos pela Faculdade Estácio. Experiência na área de Design Digital com ênfase na Interação Humano-Computador e criação de produtos digitais, atuando principalmente nas seguintes áreas: Realidades Imersivas, Tecnologias Emergentes e Cidades Sustentáveis, Metodologia de Design, Design de Interação, Design Centrado no Humano e Design de Games. Bolsista CAPES para desenvolver pesquisa de mestrado e bolsista integral do primeiro projeto modelo Inovando o Real, na cidade de São Paulo, pela Universidade Cruzeiro do Sul. Recebeu menção honrosa pela apresentação do artigo \"O Affordance em Ambientes de Realidade Virtual\" em 2017 e desenvolveu sua dissertação em 2020/2021 com o título \"Proposta de Avaliação Heurísticas para Jogos em Ambientes de Realidade Virtual\". Pesquisadora participante do grupo de pesquisa Transformação Digital e Sociedade, CSGames e Gems.
\nConsultor de Melhoria Contínua com experiência comprovada na área da Saúde. Hábil em Análise de Dados, Lean, Eventos Kaizen e Metodologia Ágil. Profissional com sólidos resultados em melhoria de processos focados em redução de custos e aumento de produtividade. Formado em Engenharia Química na USP, com Pós Graduação em Processos Industriais e com certificação Lean Six Sigma Black Belt e Data Science.
\nFoi pesquisador visitante na Harvard University (EUA), além de ser Mestre em Ciência Política pela USP e bacharel em Política e Relações Internacionais pela University of Essex (Reino Unido). Temas de interesse incluem: Política Brasileira, Política Internacional, Populismo e Autoritarismo.
\nPossui graduação em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (1979), FFLCH-USP, e doutorado em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (1999), ECA-USP. Professor titular-doutor na Faculdade de Comunicação e Marketing da Fundação Armando Álvares Penteado (FACOM-FAAP). Autor de dez livros, entre ensaios, ficção e ficção paradidática. Conselheiro editorial da Fundação Astrojildo Pereira em Brasíla, DF. Foi professor-pesquisador no programa em Educação, Arte e História da Cultura na Universidade Presbiteriana Mackenzie (2002-2013). Desenvolve projeto de pesquisa sobre sobre a relação entre política cultural e contracultura, com vista a publicação de livro sobre o tema. Atualmente desenvolve projeto de extensão sobre a obra de William Shakespeare (1564-1616) em seu contexto histórico-cultural, com cursos, artigos e viagens em torno dos 400 anos da morte de Shakespeare. Desenvolve atualmente um projeto sobre narrativas, de raízes xamânicas aos meios eletrônicos modernos, como canções pop. Colaborador da Revista Leituras da História. Colaborador da revista eletrônica Política Democrática da Fundação Astrojildo Pereira.
\nDoutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Doutor em Design pela Universidade Anhembi Morumbi. Possui graduação em Publicidade e Propaganda pela Fundação Armando Álvares Penteado (1998) e mestrado em Comunicação Científica e Tecnológica pela Universidade Metodista de São Paulo (2001),e especialização em Gestão Estratégica do Ensino Supeiror (Unisa), além de cursos na área de Design de Games pela Saga, e animação Digital pela Faculdade Melies. Possui grande experiência na concepção, implantação, gestão e coordenação de cursos superiores, tecnológicos e de especialização na área de Comunicação Social, em destaque para Publicidade e Propaganda. Tendo sido responsável pela reformulação e implantação de cursos além de ser responsável pela apresentação destes em avaliações feitas por comissão do INEP. Atua também como consultor para instituições de Ensino e Organizações. Na pesquisa e docência atua principalmente com as seguintes áreas e temas: Comportamento do Consumidor, Comunicação e Novas Tecnologias aplicadas ao Ensino, Design de Games Digitais, Marketing de Relacionamento e Promocional, Iniciação Científica e Projetos Experimentais. A linha de pesquisa para o doutorado versa sobre a utilização de jogos digitais como ferramenta de suporte ao ensino. Já lecionou cerca de 30 disciplinas diferentes em sua carreira docente, destacando-se por reformulações inovadoras no processo Ensino-Aprendizagem e ambiente de Ensino. No mercado atua como consultor em projetos de Marketing e em agências na área de planejamento estratégico e planejamento de comunicação e como consultor de marketing para jogos digitais.
\nPublicitário formado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Pós-graduado em Tecnologia de Ensino pela FAAP - Fundação Armando Alvares Penteado. Mestre em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da Santa Casa de Misericórdia São Paulo. Pós-graduado em Tecnologia de Ensino (Educação Social à Distância) pela FAAP - Fundação Armando Alvares Penteado. Graduado em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) pela ESPM -Escola Superior de Propaganda e Marketing. Presidente da Associação Viva e Deixe Viver - Contadores de Histórias na Saúde e Educação. Sócio diretor da Cimino Eventos e Treinamentos (Gestor na implantação do voluntariado corporativo e atividades de ensino continuado na Colgate Palmolive, Votorantim Metais, Mahle Metal Leve, Pfizer, IHF - Instituto Helena Florisbal, Fundação Hospital Infantil Sabará, C&A modas, Philips do Brasil, Pernambucanas, A&S Eletropaulo, Unimed, Volvo, Bradesco, Uninove, Itaú e Fundação Itaú Social, Estácio de Sá, Shopping Viva Olímpia entre outros). Autor dos livros A Foto da História, Felicidade, Laila vai ao Hospital, é formiga ou Barata, Um Tesouro a Descobrir no Barco que Naufragou, O papel do Educador na Era da Interdependência, Viva e Deixe Viver e Humanização em Saúde. Professor na FACOM - Faculdade de Comunicação e Marketing da FAAP nos Cursos de RTV-Internet e Produção Executiva e Gestão da Televisão. Criador do CCH Centro de Comunicação e Histórias da Viva; Gestão de Voluntários, Acolhimento e Humanização na comunicação corporativa, produtora e editora de conteúdo cultural, educacional e organizacional. Implantou no Brasil o conceito de valoração da hora voluntária através da Independent Sector/USA. Perfil do voluntário contador de histórias na saúde e educação através da QualiBest e a mensuração do capital humano. Diário do Contador de Histórias, Viva - Ferramenta de gestão do trabalho voluntário. Diretor de Cultura e Voluntariado do Instituto Helena Florisbal. Conselheiro do Centro de Voluntário de SP e membro dos comitês de Humanização, Ética e Pesquisa e BOARD (Governança Corporativa) do IIER - Instituto de Infectologia Emilio Ribas. Voluntário Contador de Histórias no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo. Participou da equipe responsável pelo lançamento da primeira TV segmentada no Brasil, a MTV, e a implantação pelo departamento da comunicação e marketing da Rede Globo de Televisão e a co-criação da Feira de Eventos e Projetos Regionais da Rede Globo para o mercado anunciante. Na construção da carreira, inclui passagens por agências publicitárias de renome como McCann Erickson, Colucci Propaganda, ALMAP Alcântara Machado Periscinoto, NORTON Publicidade e na Avanti House Agency da C&A Modas.
\nOrg designer | Culture hacker
\nÉ sócio e hacker organizacional na Target Teal; sócio e coach de cultura e autogestão na eduK; advisor de design cultural em diversas organizações; é professor na TERA, Perestroika, Reinvent Legal, HSM e Fundação Dom Cabral; além de mentor de executivos e startups. Estudou comunicação social na FAAP; sociologia e sócio-psicologia na FESPSP e comércio Internacional na USP; mas foi em suas vivências em práticas de diálogo, comunicação não – violenta e fenomenologia goetheana que se encontrou. Foi executivo de Recursos Humanos em organizações de diversos tamanhos, segmentos e culturas, onde atuou principalmente com temas como desenvolvimento, mudança e cultura organizacional (e bagunçou a cabeça de muita gente).
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Supervisora clínica Psicologia Aplicada Unip. Professora universitária, autora dos livros: Autismo fora da caixa: um guia descomplicado para a família (indicado ao prêmio Jabuti) e UTI Cardiológica: a escuta psicanalítica no hospital e palestrante. Interessada profissional e pessoalmente nas questões da Inclusão e diversidade. 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Trabalha há mais de 20 anos com experiência e tecnologia para empresas como Localiza, Lojas Renner, Sicredi, Unimed, Klabin, White Martins entre outras. Com uma formação multidisciplinar, tem em seu histórico passagens pela Apple e AG2, além de ter co-fundado a Boca, iniciativa que há mais de 10 anos provocou uma nova forma de pensar o relacionamento entre empresas e marcas. 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Tem um dos maiores complexos de estúdios de música, trilha de cinema, games e mini-séries da América Latina. Já produziu mais de 160 trilhas de abertura de programas de TV. Finais NBA 2018 e 2019 para ESPN Brasil e abertura Jornal da TV Cultura e Roda Viva, Programas Metropolis, Exponencial, Futebol na Cultura e Jornal Essa Manhã. Coluna diária ao vivo em rede nacional na CBN/Globopay “Sala de Música”, programa semanal “Contraponto” na Radio Cultura. Textos publicados na Folha de SP, Estado de SP, O Globo, Revista Veja, Billboard (membro do conselho editorial), Capricho, Revista Azul, GQ e Vogue entre outras. Já fez mais de 100 palestras em instituições como ESPM, ESPM Tech, Belas Artes, Cásper Líbero, Anhembi Morumbi, Red Bull Station, Avenues, FAAP, Clube de Criaçāo de Sāo Paulo, Pueri Domus, FOX, PUC, Uniban, Sāo Judas, UNIP e FGV entre outras. Ministrou curso da História do Jazz para a plataforma Bora Saber e Canal Curta. Sócio da BandUp!, empresa administradora de dezenas de lojas oficiais de artistas e marcas. Trabalha há 11 anos com VR, AR e MR. É sócio da Panogramma, empresa com sede em Santa Mônica, Los Angeles/USA, escritórios em Ottawa/Canada e São Paulo/Brasil. Lançou seu primeiro livro pela Editora Planeta “Elis & Eu” (2019). Foi Diretor Musical da DPZ aos 23 anos, trabalhando em mais de 500 trilhas de publicidade.
\nMarcelo Favalli é bacharel em Jornalismo pela UMESP e mestre em Relações Internacionais pela PUC, com 25 anos de carreira. Destes, dezoito dedicados à cobertura de temas internacionais. Foi correspondente na América Latina para o maior conglomerado de mídia do Japão, a NHK, quando entrevistou presidentes, acompanhou reviravoltas políticas, acordos de paz, e desastres naturais. Em 2020 atuou como correspondente em Nova York da então recém-criada CNN Brasil.
\nApoia as empresas clientes a transformarem a cultura organizacional e gerarem impacto positivo. Experiência na formulação de planejamento estratégico e ferramentas adequadas para o desdobramento, aplicando tanto as abordagens clássicas de PE quantos as metodologias ágeis, levando soluções customizadas às organizações. Na trajetória, está a docência nas áreas de gestão e empreendedorismo para níveis técnico e superior; além de mentorias voluntárias. Publicações científicas nas áreas de empreendedorismo, gestão de negócios e gestão universitária.
\nEstudou antropologia e ciências sociais porque queria entender o ser humano em diferentes contextos, é mestre em educação e inclusão porque pensa que, independentemente do contexto, equidade é ponto de partida.
\nTrabalhou diretamente em grandes projetos de educação, sustentabilidade, gestão de redes e comunidades. Passei por organizações sociais, institutos no Brasil e exterior (Cidade Escola Aprendiz, CEDAC, Mais, Auroville). Serviu como CEO do Impact Hub Floripa liderando um time incrível e diverso e gerando valor para uma comunidade de +2000 membros e empreendedores da rede. Atualmente atua na rede do Impact Hub Global.
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\nMestre em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Políticos e Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP/UERJ), em 2013; Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), em 2007; e Bacharel em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), em 2008. Tem experiência nas áreas de Ciência Política, Relações Internacionais, Direito Internacional, com ênfase em Política Internacional, atuando principalmente nos seguintes temas: política externa brasileira, países emergentes, cooperação sul-sul, segurança internacional, direito internacional, ataque preemptivo e ataque preventivo.
\nMestre e Engenheiro de Produção Mecânica formado na Universidade de São Paulo (EESC/USP), Pesquisador PhD na Universidade de São Paulo (EESC/USP). Formação em Teoria U com o Prof. Otto Scharmer (MITx). Especialização em Estratégia de Negócios pela Darden Business School (Virginia University, Coursera). Possui especialização Black Belt Lean Six Sigma pela UNICAMP. Especialização em Finanças Corporativas pela Melbourne University (Coursera). Fundador e CEO da Humanizadas, empresa que oferece Inteligência de Dados para apoiar a tomada de decisões estratégicas das organizações e gerar valor para múltiplos stakeholders. Conselheiro de Projetos Sociais na Enactus. Membro do World Economic Forum Expert Network. Autor do livro “Empreendedorismo consciente: como melhorar o mundo e ganhar dinheiro” (Pedro Paro, Rodrigo Caetano), 2020.
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\nState Chair SP of G-100, São Paulo, Brasil que reúne 100 mulheres líderes de todo o mundo para impacto em governos e organizações globais para um futuro igualitário de gênero. Membro voluntária do VTT ((Vocational Training Team) – Grupo de Estudos de Recursos Hídricos do ROTARY INTERNACIONAL D4420, eleita pelo notório saber em “Recursos hídricos” e experiência prática com causas humanitárias. Especialista em segurança hídrica e gestão compartilhada: oceano, água, floresta, clima e sociedade.
\nAutora de 123 publicações especializadas de educação, conservação e sustentabilidade, incluindo o livro \"Ser Educação Ambiental uma Transformação pela Terra\", 2007. Vencedora do Prêmio especial Hopes for the Future for a Sustainable World da Academia Internacional de Ciências e IUAPPA, pelo trabalho Super Eco: comunicação & ambiente, escolhido entre 1500 projetos de 50 países. (Israel, 1996) e da Medalha Socioambiental Chico Mendes pela sua trajetória profissional, concedida pelo Instituto Chico Mendes (2012).
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\nPassagens pelas redações das revistas IstoÉ, Exame, Carta Capital e Dirigente Industrial, pelas agências France Presse, Dinheiro Vivo e Agência Estado e pelos jornais DCI, Gazeta Mercantil e O Estado de S. Paulo. Diretor Executivo da Envolverde, agência de jornalismo para o Desenvolvimento Humano Sustentável. Diretor Executivo do Instituto Envolverde, organização social que faz da comunicação e do jornalismo as principais ferramentas para a disseminação de informações e conhecimentos sobre sustentabilidade. Diretor executivo da DMCom Consultoria e Comunicação, empresa de consultoria em sustentabilidade e comunicação. Conselheiro da Associação Profissão Jornalista.
\nAutor dos livros “Ise Sustentabilidade no Mercado de Capitais” (Adalberto Wodianer Marcondes Celso dobes Bacarji), 2010, Atlas Ambiental (DCL, Artetexto e Envolverde), 2008, “Bench Mais - As 85 Melhores Práticas em Gestão Socioambiental do Brasil” (Adalberto W. Marcondes, Marilena L. Lavorato, Rogerio R. Ruschel), 2007.
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\nConsultora de Comunicação e Designer de Negócios para Micro e Pequenos empreendedores e organizações do terceiro setor. Estrategista de negócios para o terceiro setor, entre eles o Movimento Eu Dou Sangue e Banco de Alimentos de São Paulo. Articuladora de parcerias estratégicas entre segundo e terceiro setor, especializou-se na criação de “tom de voz” e narrativas para causas sociais e humanitárias, construção de reputação de marcas em ambiente digital, desenho de negócios para mercados populares (classe C e D) e o poder do conteúdo e do marketing de influenciadores para as empresas. Carreira de mais de 25 anos fortemente baseada na integração de comunicação com negócios. Atuou como executiva das áreas de Relações Corporativas e Relações com o Mercado, Comunicação externa e interna e em grandes agências de publicidade.
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\nPresidente do Instituto Brasileiro de Direito e Ética Empresarial – IBDEE. Conselheira certificada ESG pelo Competent Boards no Canadá. Conselheira Consultiva do ESG Land Global Summit e coordenadora da curadoria de conteúdo. Coordenadora da curadoria de conteúdo dos 23º (em 2022) e 24º (em 2023) Congressos do IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Integrante da Comissão do Conselho do Futuro do IBGC
\nProfessora convidada para dar aula sobre Governança Corporativa e ESG em diversos cursos de MBA e pós-graduações. Autora do Livro: “A Cláusula Shotgun (Buy or Sell) em Acordo de acionistas” e co-autora de artigos em livros, revistas e periódicos especializados sobre Governança Corporativa e ESG.
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\nCoordenador de dois grupos de pesquisa no CNPQ, sendo um dedicado à Logística reversa e o outro à Licença Social para Operar no setor de mineração. Suas linhas de pesquisa incluem projetos sobre logística reversa, educação e inovação para sustentabilidade, turismo e sustentabilidade e licença social para operar e impactos sociais da mineração. Foi coordenador dos Cursos de Tecnologia em Gestão Ambiental (2001-2003), Bacharelado em administração da Linha de Formação Específica em Gestão Ambiental e professor do Mestrado em Sistemas Integrados de Gestão do Centro Universitário Senac. Foi editor científico da Revista de Gestão Social e Ambiental - RGSA.
\nVencedor do Prêmio Santander Práticas de Educação para Sustentabilidade, em 2012, pela inserção da sustentabilidade nos cursos de graduação em Administração. Autor dos livros: Sociedade de risco e responsabilidade socioambiental: perspectivas para a educação corporativa, Modelos e ferramentas de gestão ambiental: desafios e perspectivas para as organizações, Coleta seletiva com inclusão social e Cadeia de reciclagem: um olhar para os catadores.
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\nFoi Presidente da Comissão de Compliance e Governança da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de Mato Grosso do Sul, Coordenador do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM), Coordenador de Transparência e Anticorrupção na Controladoria Geral de Fiscalização e Transparência da Prefeitura de Campo Grande, Mato Grosso do Sul e Editor-Chefe da \"Systemas: Revista de Ciências Jurídicas e Econômicas\". Autor dos livros \"Compliance y Lucha Contra la Corrupción en España, Portugal e Iberoamerica\" (Marco Aurélio Borges de Paula e outros), 2021; “Compliance, Gestão de Riscos e Combate à Corrupção: Integridade para o Desenvolvimento (Marco Aurélio Borges de Paula e outros), 2020; \"Compliance no Setor Público\" (Marco Aurélio Borges de Paula e outros), 2021; \"8 Motivos para o Advogado Mergulhar no Compliance\" (Marco Aurélio Borges de Paula) 2019; \"Estudos De Direito Público (Marco Aurélio Borges de Paula e outros ), 2013.
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\nAutora dos livros Cultura e comunicação organizacional: um olhar estratégico sobre a organização (2006) e Comunicação e Organização: reflexões, processos e práticas (2010) e organizou a Coleção Faces da Cultura e da Comunicação Organizacional com 10 volumes (2014).
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\nMais de 30 anos de experiência na área de Gente e Gestão, empreendendo como Consultora em estratégia de pessoas, com foco em Seleção de Executivos. Diretora Voluntária de Empregabilidade no Instituto Reciclar. Associada ao Parsifal21 | Acionista e Conselheira da YU e da Thyme | Conselheira Consultiva da Mondoré. Co-fundadora do Grupo FESA.
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Fundadora da agência Ana Couto em 1993, com a proposta de trabalhar o Design como ferramenta para construir Marcas fortes.
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