
Pós-Graduação em
Storytelling
e Escrita Criativa para Negócios

10% de desconto
100% Online
Assíncrona
360h de curso
Transforme palavras em narrativas autorais que atendam aos mais diversos formatos, objetivos e estratégias. Especialize-se e encante o mercado com a criação de histórias de impacto e que gerem resultado.

Storytelling
e Escrita Criativa para Negócios
Pós-Graduação em
100% Online
Assíncrona
360h de curso
Transforme palavras em narrativas autorais que atendam aos mais diversos formatos, objetivos e estratégias. Especialize-se e encante o mercado com a criação de histórias de impacto e que gerem resultado.
Como funciona o curso
Disciplina*
Disciplina
Disciplina
Disciplina
Narrativas da tradição: mito e história
História da Mitologia. Surgimento da mitologia com o advento da narrativa histórica. Verdade e verossimilhança. Tempo histórico e tempo mítico. Jornada do herói. Principais expoentes da mitologia ocidental. Valores universais.
Professor:

Martin Cézar Feijó
Doutor em Ciências da Comunicação
Narrativas sonoras: música, oralidade e performances da fala
Narrativas sonoras. Fundamentos das narrativas sonoras para diferentes segmentos: Conceitos básicos e etapas de construção de diferentes argumentos das performances da fala. Estética e Narrativa no Som. Sound design.
Professor:

João Marcello Bôscoli
Referência no mercado da música
Narrativas da cultura pop: quadrinhos, filmes e séries
Aspectos da cultura Pop. História e crítica. Desenvolvimento de projeto de jornada do herói.
Professor:

Thiago Costa
Sócio da agência EVCOM com mais de 20 anos de atuação profissional
Narrativas interativas e imersivas: jogos digitais
Evolução das narrativas em jogos digitais. Storytelling. Narrativas interativas. A atuação do designer narrativo. Tipos de narrativas e suas estruturas. Elaboração de roteiros e storyboards.
Professor:

Guaracy Carlos da Silveira
Doutor em Educação, Arte e História da Cultura e Doutor em design Empreendedor em jogos digitais.
Marcas: narrativas de posicionamento e jornada do consumidor
Branding: o que é, como construir e como construir narrativas a partir desse princípio. Insight, estratégia criativa e posicionamento, fundamentos, técnica e casos. Manifesto de Marca, Conceito Criativo, ferramentas e elaboração.
Professor:

Irene Knoth
Founder at IK Creative Branding
Comunicação organizacional: narrativas empáticas e dialógicas
O design organizacional. Princípios do pensamento complexo e da Comunicação não violenta. Aspectos técnicos, narrativos, das estruturas e cultura organizacional.
Professor:

Marco Antonio Baron
Org designer | Culture hacker
Psicologia: narrativas do sujeito
Antecedentes e contribuições contemporâneas no delineamento de uma Psicologia Narrativa. Narrativa, autobiografia/autoetnografia e políticas de identidade. Projeto de metodologia com base na Prática Narrativa. Narrativa com casos de estudo. Metáforas, postura colaborativa-dialógica, processos de mudança narrativa e o self, identidade, dimensões e histórico temporal. Contribuições contemporâneas no delineamento de uma Psicologia Narrativa.
Professor:

Gisa Lopes Aquino
Mestre em Ciências da Saúde, Psicóloga, Psicanalista, Autora, Palestrante e Professora
Interpessoalidade: narrativas humanizadas
Fundamentos da história oral. Princípios e técnicas da contação de histórias.
Professor:

Valdir Cimino
Publicitário formado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing Pós-graduado em Tecnologia de Ensino
Estratégia e planejamento: narrativas nos negócios
O que é planejamento estratégico. Fundamentos da estratégia. O que é Comms Planning. Como elaborar um planejamento estratégico de comunicação. A importância do Creative Brief.
Professor:

Fernando Dineli
Mestre em Comunicação Social - especialista em Grupos sociais e cultura midiática
Inovação: narrativas criativas com foco em resultados
Princípios e fundamentos da inovação. Condições e ferramentas para a elaboração de um projeto inovador. Mecanismos de disseminação da inovação. Casos de sucesso de narrativas inovadoras.
Vídeo: planejamento e produção de narrativas audiovisuais
Princípios e técnicas para produção de vídeos. Ferramentas e fundamentos da produção.Fundamentos da linguagem audiovisual, fotografia e iluminação.
Professor:

Flavio Brito
Professor, mestre e doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações da USP
Design: narrativas e experiência do usuário
Design Thinking e técnicas de ideação criativa. Construção de jornadas do consumidor e experiência do usuário. Elaboração de apresentações memoráveis.
Professor:

Marcelo Quinan
Sócio, cofundador e VP de Design da No One
Como funciona o curso
NARRATIVAS DE ACONTECIMENTO: COMO FALAR DO MUNDO
1ª disciplina
+ -Narrativas da tradição: mito e história
História da Mitologia. Surgimento da mitologia com o advento da narrativa histórica. Verdade e verossimilhança. Tempo histórico e tempo mítico. Jornada do herói. Principais expoentes da mitologia ocidental. Valores universais.
Professor:

Martin Cézar Feijó
Doutor em Ciências da Comunicação
2ª disciplina
+ -Narrativas sonoras: música, oralidade e performances da fala
Narrativas sonoras. Fundamentos das narrativas sonoras para diferentes segmentos: Conceitos básicos e etapas de construção de diferentes argumentos das performances da fala. Estética e Narrativa no Som. Sound design.
Professor:

João Marcello Bôscoli
Referência no mercado da música
3ª disciplina
+ -Narrativas da cultura pop: quadrinhos, filmes e séries
Aspectos da cultura Pop. História e crítica. Desenvolvimento de projeto de jornada do herói.
Professor:

Thiago Costa
Sócio da agência EVCOM com mais de 20 anos de atuação profissional
4ª disciplina
+ -Narrativas interativas e imersivas: jogos digitais
Evolução das narrativas em jogos digitais. Storytelling. Narrativas interativas. A atuação do designer narrativo. Tipos de narrativas e suas estruturas. Elaboração de roteiros e storyboards.
Professor:

Guaracy Carlos da Silveira
Doutor em Educação, Arte e História da Cultura e Doutor em design Empreendedor em jogos digitais.
NARRATIVAS QUE AGENCIAM: COMO TRANSFORMAR O MUNDO
1ª disciplina
+ -Marcas: narrativas de posicionamento e jornada do consumidor
Branding: o que é, como construir e como construir narrativas a partir desse princípio. Insight, estratégia criativa e posicionamento, fundamentos, técnica e casos. Manifesto de Marca, Conceito Criativo, ferramentas e elaboração.
Professor:

Irene Knoth
Founder at IK Creative Branding
2ª disciplina
+ -Comunicação organizacional: narrativas empáticas e dialógicas
O design organizacional. Princípios do pensamento complexo e da Comunicação não violenta. Aspectos técnicos, narrativos, das estruturas e cultura organizacional.
Professor:

Marco Antonio Baron
Org designer | Culture hacker
3ª disciplina
+ -Psicologia: narrativas do sujeito
Antecedentes e contribuições contemporâneas no delineamento de uma Psicologia Narrativa. Narrativa, autobiografia/autoetnografia e políticas de identidade. Projeto de metodologia com base na Prática Narrativa. Narrativa com casos de estudo. Metáforas, postura colaborativa-dialógica, processos de mudança narrativa e o self, identidade, dimensões e histórico temporal. Contribuições contemporâneas no delineamento de uma Psicologia Narrativa.
Professor:

Gisa Lopes Aquino
Mestre em Ciências da Saúde, Psicóloga, Psicanalista, Autora, Palestrante e Professora
4ª disciplina
+ -Interpessoalidade: narrativas humanizadas
Fundamentos da história oral. Princípios e técnicas da contação de histórias.
Professor:

Valdir Cimino
Publicitário formado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing Pós-graduado em Tecnologia de Ensino
NARRATIVAS ESTRATÉGICAS: COMO PLANEJAR E PRODUZIR
1ª disciplina
+ -Estratégia e planejamento: narrativas nos negócios
O que é planejamento estratégico. Fundamentos da estratégia. O que é Comms Planning. Como elaborar um planejamento estratégico de comunicação. A importância do Creative Brief.
Professor:

Fernando Dineli
Mestre em Comunicação Social - especialista em Grupos sociais e cultura midiática
2ª disciplina
+ -Inovação: narrativas criativas com foco em resultados
Princípios e fundamentos da inovação. Condições e ferramentas para a elaboração de um projeto inovador. Mecanismos de disseminação da inovação. Casos de sucesso de narrativas inovadoras.
Professor:
3ª disciplina
+ -Vídeo: planejamento e produção de narrativas audiovisuais
Princípios e técnicas para produção de vídeos. Ferramentas e fundamentos da produção.Fundamentos da linguagem audiovisual, fotografia e iluminação.
Professor:

Flavio Brito
Professor, mestre e doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações da USP
4ª disciplina
+ -Design: narrativas e experiência do usuário
Design Thinking e técnicas de ideação criativa. Construção de jornadas do consumidor e experiência do usuário. Elaboração de apresentações memoráveis.
Professor:

Marcelo Quinan
Sócio, cofundador e VP de Design da No One
*A ordem da disciplina varia conforme o mês de entrada do aluno
Acesse o guia do curso
Acesse o cronograma do curso
Guia do curso
Saiba mais informações sobre o curso escolhido através de um guia completo em PDF.
Metodologia
Entenda a metodologia aplicada ao curso, suas disciplinas e aulas digitais.
Cronograma do curso
Confira o calendário de aulas e descubra como funcionam os modelos de Pós e MBA.
Parcele no boleto ou no cartão de crédito. Para aprovação do cartão de crédito, o sistema considera o valor da parcela dentro do seu limite mensal, não o valor total.
ESCOLHA SUA TURMA
Julho de 2023
Agosto de 2023
Dados do aluno
CEP:
Logradouro:
Número:
Complemento:
Bairro:
País:
Cidade:
UF:
Professores
Os maiores nomes do mercado, com o que há de melhor no mundo da arte, moda, cinema, negócios, cultura e entretenimento


Flavio Brito
Professor, mestre e doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações da USP
conheça
Fernando Dineli
Mestre em Comunicação Social - especialista em Grupos sociais e cultura midiática
conheça


Guaracy Carlos da Silveira
Doutor em Educação, Arte e História da Cultura e Doutor em design Empreendedor em jogos digitais.
conheça


Gisa Lopes Aquino
Mestre em Ciências da Saúde, Psicóloga, Psicanalista, Autora, Palestrante e Professora
conheça
Valdir Cimino
Publicitário formado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing Pós-graduado em Tecnologia de Ensino
conheça