
Pós-graduação em
Jornalismo
Comunicação e a nova ordem informacional
100% Online
360h de curso
Amplie suas possibilidades de atuação para além dos campos clássicos da Comunicação. Especialize-se e esteja preparado para encarar as novas perspectivas do mercado de Jornalismo.

Jornalismo
Comunicação e a nova ordem informacional
Pós-graduação em
100% Online
360h de curso
Amplie suas possibilidades de atuação para além dos campos clássicos da Comunicação. Especialize-se e esteja preparado para encarar as novas perspectivas do mercado de Jornalismo.
Como funciona o curso
Disciplina 1*
Disciplina 2
Disciplina 3
Disciplina 4
Semiótica, Teorias das Mídias e Cultura Digital
Teoria das Mídias. Emergência da lógica computacional. Cultura da Convergência. Spreadable Media. NFT e Metaverso.
Professor:

Lúcia Santaella
Uma das principais semioticistas do mundo
História Imediata
História nova. O conceito de “acontecimento”. Fato histórico e fato jornalístico. O jornalista-historiador. A influência das narrativas no fluxo dos acontecimentos históricos.
Professor:

Fernando José Amed
Coordenador do Grupo de Pesquisa em Comportamento Político no Laboratório de Política, Comportamento e Mídia – Labô da PUC de São Paulo
Guerras Culturais
Confronto de narrativas. Fake News e Pós-Verdade. Redes sociais e comportamento. Teorias da conspiração. Uso de símbolos, memes e imagens no engajamento político. Ódio e ressentimento.
Professor:

José Luiz Bueno
Coordenador do Núcleo de Filosofia Política do Labô - Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da FUNDASP/PUC-SP
Ruas e Redes: Novas Formas de Ação Política
Novas formas de ação política: As manifestações e protestos sociais no novo contexto da cultura digital. Formação de tendências e ação política. Manifestações, movimentos sociais, cultura digital e democracia
Professor:

Massimo Di Felice
Professor da Universidade de São Paulo e professor visitante nas Universidades, Università Roma III (Itália), Université Paul-Valéry Montpellier III (França), Universidade Lusófona (Portugal
Inteligência Artificial e Linguagens de Programação
Machine Learning. Algoritmo e tomada de decisões. As Big Techs, privacidade e os rastros digitais. Linguagens de Programação.
Professor:

Marcos Cuzziol
Pesquisador colaborador do Instituto de Estudos Avançados da USP.
Jornalismo de Dados
Conceitos relativos à ciência dos dados; dados, informação e notícia; ferramentas e métodos para processamento de dados em grande volume; apurações e checagem de informação.
Professor:

Beatriz Farrugia
Mestre em Jornalismo de Dados pela Birmingham City University (BCU)
Jornalismo, ciberativismo e cultura hacker
Apresentação do chamado “cyber e hackerativismo” e seus bancos de dados. Surgimento, funcionamento, implicações e desenvolvimento do WikiLeaks. As reportagens baseadas nesses sistemas de informação. Estudos de caso (Panama Papers).
Professor:

Leonardo Foletto
Pesquisador e coordenador de comunicação no LabCidade (FAU-USP) e Chapter Leader do Creative Commons Brasil
A Influência dos Dados e das Narrativas nos Rumos da Política Global
A influência do fluxo de dados e informações nas configurações políticas contemporâneas. Eleições russas, norte-americanas e brasileiras na segunda década dos anos 2000. Facebook e Cambridge Analytica.
Professor:

Fernanda Magnotta
Doutora e mestre pelo PPGRI San Tiago Dantas (UNESP/UNICAMP/PUC-SP)
Desinformação: aspectos históricos e técnicas de fact-checking e debunking
Aspectos históricos e técnicas de fact-checking e debunking: História da Desinformação. Desinformação e Narrativa. Técnicas de Monitoramento, verificação e debunking.
Professor:

Sérgio Lüdtke
Jornalista, pesquisador e consultor para comunicação em mídias digitais
Netnografia
O fluxo de ideias e informações e mudanças de comportamento social. Teoria do Contágio Social. Técnicas etnográficas de análise de perfil e comportamento para o estudo da cultura online.
Professor:

Raquel Recuero
Coordenadora do Laboratório de pesquisa MIDIARS (Mídia, Discurso e Análise de Redes Sociais) e professora e pesquisadora do Centro de Letras e Comunicação da Universidade Federal de Pelotas
Estratégias de Comunicação Corporativa e Marketing Político-Público
Ferramentas, usos e aplicações do marketing político. Gestão de redes sociais. A relação da imprensa com os assessores de marketing político e corporativo.
Professor:

Alec Duarte
Diretor-executivo da Máquina CW
Jornalismo de Bastidores
Formação de relacionamento com os atores políticos e as assessorias que podem dar acesso a informações privilegiadas. Funcionamento dos bastidores das instituições políticas. Acompanhamento do colunismo político.
Professor:
.png?width=378&height=400&name=FAAP%20-%20Card%20-%20Jamil%20Chade%20(1).png)
Jamil Chade
Correspondente internacional do UOL e do Grupo Bandeirantes
Como funciona o curso
Cultura Digital e Guerra de Narrativas
1ª disciplina
+ -Semiótica, Teorias das Mídias e Cultura Digital
Teoria das Mídias. Emergência da lógica computacional. Cultura da Convergência. Spreadable Media. NFT e Metaverso.
Professor:

Lúcia Santaella
Uma das principais semioticistas do mundo
2ª disciplina
+ -História Imediata
História nova. O conceito de “acontecimento”. Fato histórico e fato jornalístico. O jornalista-historiador. A influência das narrativas no fluxo dos acontecimentos históricos.
Professor:

Fernando José Amed
Coordenador do Grupo de Pesquisa em Comportamento Político no Laboratório de Política, Comportamento e Mídia – Labô da PUC de São Paulo
3ª disciplina
+ -Guerras Culturais
Confronto de narrativas. Fake News e Pós-Verdade. Redes sociais e comportamento. Teorias da conspiração. Uso de símbolos, memes e imagens no engajamento político. Ódio e ressentimento.
Professor:

José Luiz Bueno
Coordenador do Núcleo de Filosofia Política do Labô - Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da FUNDASP/PUC-SP
4ª disciplina
+ -Ruas e Redes: Novas Formas de Ação Política
Novas formas de ação política: As manifestações e protestos sociais no novo contexto da cultura digital. Formação de tendências e ação política. Manifestações, movimentos sociais, cultura digital e democracia
Professor:

Massimo Di Felice
Professor da Universidade de São Paulo e professor visitante nas Universidades, Università Roma III (Itália), Université Paul-Valéry Montpellier III (França), Universidade Lusófona (Portugal
Jornalismo de Dados
1ª disciplina
+ -Inteligência Artificial e Linguagens de Programação
Machine Learning. Algoritmo e tomada de decisões. As Big Techs, privacidade e os rastros digitais. Linguagens de Programação.
Professor:

Marcos Cuzziol
Pesquisador colaborador do Instituto de Estudos Avançados da USP.
2ª disciplina
+ -Jornalismo de Dados
Conceitos relativos à ciência dos dados; dados, informação e notícia; ferramentas e métodos para processamento de dados em grande volume; apurações e checagem de informação.
Professor:

Beatriz Farrugia
Mestre em Jornalismo de Dados pela Birmingham City University (BCU)
3ª disciplina
+ -Jornalismo, ciberativismo e cultura hacker
Apresentação do chamado “cyber e hackerativismo” e seus bancos de dados. Surgimento, funcionamento, implicações e desenvolvimento do WikiLeaks. As reportagens baseadas nesses sistemas de informação. Estudos de caso (Panama Papers).
Professor:

Leonardo Foletto
Pesquisador e coordenador de comunicação no LabCidade (FAU-USP) e Chapter Leader do Creative Commons Brasil
4ª disciplina
+ -A Influência dos Dados e das Narrativas nos Rumos da Política Global
A influência do fluxo de dados e informações nas configurações políticas contemporâneas. Eleições russas, norte-americanas e brasileiras na segunda década dos anos 2000. Facebook e Cambridge Analytica.
Professor:

Fernanda Magnotta
Doutora e mestre pelo PPGRI San Tiago Dantas (UNESP/UNICAMP/PUC-SP)
Desinformação e Gestão de Crise
1ª disciplina
+ -Desinformação: aspectos históricos e técnicas de fact-checking e debunking
Aspectos históricos e técnicas de fact-checking e debunking: História da Desinformação. Desinformação e Narrativa. Técnicas de Monitoramento, verificação e debunking.
Professor:

Sérgio Lüdtke
Jornalista, pesquisador e consultor para comunicação em mídias digitais
2ª disciplina
+ -Netnografia
O fluxo de ideias e informações e mudanças de comportamento social. Teoria do Contágio Social. Técnicas etnográficas de análise de perfil e comportamento para o estudo da cultura online.
Professor:

Raquel Recuero
Coordenadora do Laboratório de pesquisa MIDIARS (Mídia, Discurso e Análise de Redes Sociais) e professora e pesquisadora do Centro de Letras e Comunicação da Universidade Federal de Pelotas
3ª disciplina
+ -Estratégias de Comunicação Corporativa e Marketing Político-Público
Ferramentas, usos e aplicações do marketing político. Gestão de redes sociais. A relação da imprensa com os assessores de marketing político e corporativo.
Professor:

Alec Duarte
Diretor-executivo da Máquina CW
4ª disciplina
+ -Jornalismo de Bastidores
Formação de relacionamento com os atores políticos e as assessorias que podem dar acesso a informações privilegiadas. Funcionamento dos bastidores das instituições políticas. Acompanhamento do colunismo político.
Professor:
.png?width=378&height=400&name=FAAP%20-%20Card%20-%20Jamil%20Chade%20(1).png)
Jamil Chade
Correspondente internacional do UOL e do Grupo Bandeirantes
*A ordem da disciplina varia conforme o mês de entrada do aluno
Acesse o guia do curso
Acesse o cronograma do curso
Guia do curso
Saiba mais informações sobre o curso escolhido através de um guia completo em PDF.
Metodologia
Entenda a metodologia aplicada ao curso, suas disciplinas e aulas digitais.
Cronograma do curso
Confira o calendário de aulas e descubra como funcionam os modelos de Pós e MBA.
R$ 452,83
Desconto de R$ 5.951,76 à vista (36.51%)
opções de pagamentoAulas 100% Online
Parcele no boleto ou no cartão de crédito. Para aprovação do cartão de crédito, o sistema considera o valor da parcela dentro do seu limite mensal, não o valor total.
ESCOLHA SUA TURMA
Março de 2023
Abril de 2023
Dados do aluno
CEP:
Logradouro:
Número:
Complemento:
Bairro:
País:
Cidade:
UF:
Professores
Os maiores nomes do mercado, com o que há de melhor no mundo da arte, moda, cinema, negócios, cultura e entretenimento

Edilamar Galvão
Jornalista, professora e pesquisadora nas áreas de Arte e Tecnologia, Comunicação, Jornalismo e Cultura Digital
conheça

Fernando José Amed
Coordenador do Grupo de Pesquisa em Comportamento Político no Laboratório de Política, Comportamento e Mídia – Labô da PUC de São Paulo
conheça
José Luiz Bueno
Coordenador do Núcleo de Filosofia Política do Labô - Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da FUNDASP/PUC-SP
conheça
Massimo Di Felice
Professor da Universidade de São Paulo e professor visitante nas Universidades, Università Roma III (Itália), Université Paul-Valéry Montpellier III (França), Universidade Lusófona (Portugal
conheça

Leonardo Foletto
Pesquisador e coordenador de comunicação no LabCidade (FAU-USP) e Chapter Leader do Creative Commons Brasil
conheça


Raquel Recuero
Coordenadora do Laboratório de pesquisa MIDIARS (Mídia, Discurso e Análise de Redes Sociais) e professora e pesquisadora do Centro de Letras e Comunicação da Universidade Federal de Pelotas
conheça

.png)