
Eduardo Kobra
Um dos mais reconhecidos muralistas da atualidade
O artista Eduardo Kobra é um dos mais reconhecidos muralistas da atualidade, com obras em 5 continentes. Desde os Jogos Olímpicos do Rio, em 2016, Kobra detém o recorde de maior mural grafitado do mundo – primeiro com ‘Etnias’, pintado para celebrar o evento, com 2,5 mil metros quadrados. A marca foi superada por ele mesmo em 2017, com uma obra em homenagem ao chocolate que ocupa um paredão de 5.742 metros quadrados às margens da Rodovia Castello Branco, na Região Metropolitana de São Paulo.
Uma de suas obras mais famosas é ‘O Beijo’, executada em 2012 no High Line, em Nova York – apagada quatro anos mais tarde. Trata-se de uma releitura cheia de cores da imagem feita pelo fotojornalista norte-americano Alfred Eisenstaedt (1898-1995) em 13 de agosto de 1945, quando o povo saiu às ruas para comemorar o fim da Segunda Guerra Mundial.
Kobra começou a desenhar em muros na clandestinidade, e com a chegada dos anos 1990, passou a trabalhar criando cartazes, pintando cenários de brinquedos e produzindo imagens decorativas para eventos no maior parque de diversões do Brasil. Seu trabalho rendeu convites para atuar também em outras empresas e junto a agências de publicidade.
Sua produção artística o levou a muita experimentação, passando por diversos temas e recursos, como a realidade aumentada. Abordando temas importantes como sustentabilidade, racismo, combate à violência e momentos históricos. Dentre as personalidades homenageadas por suas obras, destacam-se Martin Luther King, Mahatma Gandhi, Anne Frank, Albert Einstein, Malala Yousafzai, Salvador Dalí, Chico Buarque e Oscar Niemeyer, entre outras.
Sua carreira internacional deu o primeiro passo em Lyon, na França, em 2011. De lá para cá, já pintou em países como Espanha, Itália, Noruega, Inglaterra, Malaui, Índia, Japão, Emirados Árabes Unidos, além de diversas cidades norte-americanas.