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Lifelong Learning: garanta sua relevância no mercado criativo em 2023

Lifelong Learning: garanta sua relevância no mercado criativo em 2023

A evolução constante do mercado exige profissionais atualizados. Neste ponto, o lifelong learning representa a garantia de concorrer aos melhores cargos.

 

A premissa do lifelong learning é simples: o aprendizado deve ser contínuo. Isso significa que, mesmo após conquistar um diploma de graduação, por exemplo, o profissional que seguir realizando cursos e atualizações constantes sempre estará em vantagem no mercado de trabalho.

Considerando o cenário, empresas do mundo todo começaram a perceber o impacto do lifelong learning nos resultados e entregas de seus colaboradores. Neste artigo, vamos falar sobre como garantir a sua relevância no mercado criativo para competir pelos melhores cargos em 2023.

Confira os tópicos que abordaremos a seguir:

O que é lifelong learning
A importância do lifelong learning no ambiente corporativo
Os 4 pilares principais do lifelong learning
Como garantir sua relevância no mercado criativo

O que é lifelong learning
Em tradução livre, podemos estabelecer que lifelong learning é o aprendizado ao longo da vida. Nesse conceito, busca-se tornar a aprendizagem um processo contínuo, infindável e sequencial.

A estratégia é seguir desenvolvendo novas skills durante todo o ciclo de vida, e muitas empresas já entenderam que esse é o melhor caminho para seguir capacitando ininterruptamente seus profissionais, garantindo sempre os melhores resultados.

A importância do lifelong learning no ambiente corporativo
Uma empresa que incentiva a cultura de lifelong learning entre seus colaboradores sempre estará à frente das demais no que diz respeito a sobrevivência no mercado, inovação e estratégia.

A sustentabilidade do negócio passa diretamente por investir no aprendizado corporativo, incentivando a qualificação das equipes e possibilitando o crescimento coletivo.

A postura dos profissionais tende a ser mais ativa na busca de novos conhecimentos quando incentivada por suas organizações, e a consequência disso é contar com colaboradores muito mais aptos a enfrentar desafios e criar estratégias assertivas com maior facilidade.

O mercado fica mais exigente a cada momento e, neste ponto, o lifelong learning deixa de ser uma ideia para se tornar uma questão de sobrevivência e relevância tanto para a carreira dos profissionais quanto para o desenvolvimento das empresas.

Por isso, também, a empregabilidade aumenta para quem aplica o lifelong learning em sua jornada. Quanto mais habilidades são adquiridas, maior se torna a capacidade de solucionar problemas específicos e acompanhar as transformações do setor de atuação.

Os 4 pilares do lifelong learning
Para o Lifelong Learning Council Queensland, instituto australiano com autoridade no tema, os 4 pilares que apoiam o conceito de educação continuada são:

Aprender a conhecer: manter uma postura questionadora e curiosa, que explora e reflete sobre todo o processo de adquirir conhecimentos, encontrando prazer no hábito de conhecer.

• Aprender a fazer: aliar teoria e prática para buscar pelo desenvolvimento concreto, criando hábitos comportamentais e aprendendo a desenvolver seus conhecimentos de forma ampla.

• Aprender a conviver: saber reconhecer que todas as interações podem ser fontes de aprendizado, sejam positivas ou negativas; buscar aprender a todo momento, com todas as pessoas a sua volta.

• Aprender a ser: você é o responsável pelo próprio aprendizado e precisa desenvolver sua autonomia nesse processo para chegar aos melhores resultados.

Como garantir sua relevância no mercado criativo
Podemos concluir, com base nas informações anteriores, que a formação continuada é o melhor caminho para garantir os melhores cargos – independentemente da área pretendida.

No mercado criativo, portanto, isso não seria diferente. Manter-se atualizado e estabelecer uma rotina de lifelong learning pode ser o diferencial para construir uma carreira de sucesso, e com isso nós podemos ajudar.

Na Pós Digital FAAP, você conta com uma série de cursos que podem colocar você em um novo patamar dentro da indústria criativa. Confira:

Pós-graduação em Fashion Business:
Entenda o mercado da moda com base nas principais dimensões de negócio: marketing, operações e finanças.

Módulo 01: A Indústria da Moda
Cultura de moda
Modelos de negócio de moda e inovação

Marketing e comunicação de moda
Gestão de produtos de moda

Módulo 2: Estruturação de Negócios para o Futuro da Moda
Canais de venda e gestão de operações no mercado da moda
Marketing digital
Custeio e precificação para novos negócios de moda
Fashion Law

Módulo 3: Novos Pilares do Mercado da Moda
A evolução do consumo de moda e seus impactos sobre as marcas
Omnicalidade e gestão de experiência de varejo
Sustentabilidade e economia circular na moda
Responsabilidade social, rastreabilidade e compliance na cadeia de valor da moda

Pós-graduação em Processos Criativos e Gestão da Indústria Cinematográfica:
Domine todo o processo de criação e produção em cinema no Brasil e no mundo, com um olhar teórico e prático, técnico e artístico.

Módulo 01: Processos Criativos
Movimentos e história do cinema
Escrita Criativa: argumento e roteiro
Documentários: linguagem e produção
Estética e produção de série e web-séries

Módulo 2: Linguagens e Procedimentos Técnicos
Direção cinematográfica
Fotografia de cinema
Direção de arte para audiovisual
Montagem e som no cinema

Módulo 3: Gestão de Produção e Difusão do Audiovisual
Gestão de produção ao audiovisual
Projetos Audiovisuais: da formatação à prestação de contas
Distribuição e lançamento de filmes
Curadoria, crítica e acervo de obras audiovisuais

Pós-graduação em Arte Contemporânea e Audiovisual:
Desenvolva um olhar sobre temas como cinética, cinemática e possibilidades em tecnologias, narrativas e linguagens audiovisuais.

Módulo 01: As Linguagens Audiovisuais Na Arte Contemporânea
As linguagens audiovisuais na arte contemporânea
Materialidades e imaterialidades entre arte e mídia
O complexo espaço-acontecimento
Museu e contemporaneidade

Módulo 2: Novas Temporalidades E Espacialidades Da Arte
Cinema ao vivo
Lugar cinemático
Telepresenças
A tela onipresente

Módulo 3: Corpo, Experiência E Compartilhamento
Audiovisual e cidade em redes
Percursos: mobilidade e geolocalização
Interatividade e narrativas imersivas
Arte, política e mobilização

Pós-graduação em Gestão e Design de Excelência:
Descubra novas possibilidades de liderança pelas óticas do design, gerando valor e diferenciais permanentes para sua carreira.

Módulo 01: Negócios e Tecnologia
Identidade e marca na era digital
Novos modelos de negócio
Design como estratégia de negócio
Transformação digital aplicada

Módulo 2: Design e Tecnologia em Produtos
Design circular
Design sistêmico e complexidade
Inovação social e ambiental
Inteligência artificial e inteligência da natureza

Módulo 3: Indústria da Excelência
Metodologias ágeis aplicadas
Dinâmicas operacionais
Gestão da inovação
Gestão de projetos de excelência

Pós-graduação em Jornalismo: comunicação e a nova ordem informacional:
Atualize-se e desenvolva novos olhares sobre a área do jornalismo e as mais recentes possibilidades de atuação profissional.

Módulo 01: Cultura Digital e Guerra de Narrativas
Semiótica, teoria das mídias e cultura digital
História imediata
Guerras culturais
Ruas e Redes: novas formas de ação política

Módulo 2: Jornalismo de Dados
Inteligência artificial e linguagens de programação
Jornalismo de dados
Jornalismo, ciberativismo e cultura hacker
A influência dos dados e das narrativas nos rumos da política global

Módulo 3: Desinformação e Gestão de Crise
Desinformação: aspectos históricos e técnicas de fast-checking e debunking
Netnografia
Estratégias de comunicação corporativa e marketing político-público
Jornalismo de bastidores

Pós-graduação em Cultura do Entretenimento: animação e jogos digitais:
Domine todo o processo de criação e produção do mercado de animação e jogos, com um olhar estratégico.

Módulo 01: Mercado e Cultura do Entretenimento
Cultura, consumo e entretenimento com narrativas imersivas
Regulação, políticas, financiamento e planejamento de projetos de entretenimento
Planejamento estratégico em projetos de entretenimento
Histórias, elementos e princípios da animação e dos games


Módulo 2: Animação: imaginação em movimento
Criação de histórias, roteiros e story board
Fundamentos da animação e a estética do movimento
Criação e desenvolvimento de personagens para animação
Desenvolvimento de animação digital 2D e 3D

Módulo 3: Jogos Digitais: imaginação interativa
Design de jogos, prototipação e Level Design
Lógica de programação para jogos digitais
Desenvolvimento de jogos 2D e mobiles
I.A. para jogos 3D e produção para PC e consoles


Agora que você já sabe o que espera por você em cada módulo dos cursos da Pós Digital FAAP, o que acha de aproveitar para iniciar 2023 conquistando o seu espaço no mercado criativo?

O lifelong learning pode levar você aos melhores cargos. Construa sua própria narrativa de sucesso.

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