transformação digital, transformação digital rádio, 100 anos de rádio no Brasil

Impactos da transformação digital em 100 anos de rádio no Brasil

Impactos da transformação digital em 100 anos de rádio no Brasil

A transformação digital mudou os hábitos de consumo da informação, mas as emissoras de rádio AM e FM resistem ao tempo enquanto se moldam aos novos canais de conteúdo.

 

Mesmo diante de um cenário cada vez mais focado no que acontece online, o Ministério das Comunicações do Governo Federal estima que, após 100 anos da criação do rádio, ainda estejam ativas mais de 10 mil emissoras no Brasil, entre fontes de informação e entretenimento. 

 

O processo de adaptação aos canais de conteúdo digital não implica no fim das rádios como conhecemos hoje, mas sim em uma ampliação do seu alcance através de novos formatos e plataformas. 

 

80% dos brasileiros ainda ouvem rádio 

 

Um aparelho de rádio pode ser analógico ou digital, o que significa que mesmo em regiões onde não há acesso à energia elétrica, é possível acompanhar programas de música, noticiários, jogos de futebol e tudo mais que estiver acontecendo nas estações AM e FM Brasil afora. 

 

Essa informação justifica um número muito importante: estima-se que 80% dos brasileiros ainda preservam o hábito de ouvir alguma rádio. Conforme estudo da Kantar IBOPE Media, 3 a cada 5 brasileiros, nesse universo de 80%, acompanham suas estações preferidas diariamente. 

 

Como a internet impacta na programação das rádios 

 

Com a ascensão de novos formatos de conteúdo, impulsionada pela aceleração da digitalização dos sistemas, a qual fomos submetidos, principalmente, entre 2020 e 2021, as emissoras de rádio brasileiras precisaram se adaptar rapidamente a um cenário completamente diferente. 

 

O rádio não se resume mais às frequências AM/FM. Hoje, algumas emissoras possuem seus próprios canais no YouTube, investem em transmissões ao vivo dos estúdios, produzem programas exclusivos para as plataformas digitais, conteúdos interativos e muito mais.  

 

A ampliação das possibilidades de formatos para impactar o público também aumenta as oportunidades para marcas e anunciantes. Em estudo da Inside Radio, os comerciais que surgem entre os programas e as músicas foram apontados como formato que mais capta a atenção dos ouvintes (50%), seguido de promoções durante a programação habitual das emissoras de rádio (28%).  

 

A aceleração da transformação digital criou novos nichos a serem explorados por esse mercado, seja através de anúncios ou mesmo da captação de públicos totalmente novos. 

 

A era dos podcasts e das lives  

 

Para além da música, os podcasts também ganharam muitos adeptos e seguem conquistando espaço entre os ouvintes. Isso porque, diferente da programação habitual de uma rádio, nas plataformas de streaming é possível escolher o melhor horário para consumir os programas de sua preferência.  

 

No âmbito educacional, inclusive, os podcasts podem ser utilizados como forma de corroborar com o conteúdo, como é o caso da Pós Digital FAAP, onde você conta com materiais em diferentes formatos para transformar a sua experiência educacional. 

 

Mas, como na era digital o apoio visual tem um poder importantíssimo, até mesmo os podcasts ganharam versões com transmissões ao vivo, em formato de lives, feitas diretamente do estúdio de gravação e permitindo, inclusive, interações em tempo real com a audiência. O formato, que já era comum para lives de games e entretenimento, agora atinge também o ambiente jornalístico. 

 

As maiores emissoras de rádio e TV do Brasil, hoje contam com programas totalmente online, podcasts exclusivos e conteúdos que ultrapassam as telas e as ondas sonoras, ampliando a disseminação da informação e mantendo o público atualizado para além das transmissões fixas diárias. 

 

Com o ouvinte desejando ter cada vez mais autonomia sobre a programação, ganham as rádios que estão atentas às transformações digitais. Até porque, em meio ao excesso de informações a qual somos submetidos todos os dias, destaca-se quem é mais visto e proporciona acesso facilitado ao conteúdo que realmente importa para os ouvintes – e estar nos ambientes digitais é essencial neste cenário. 

 

O comportamento de consumo da informação mudou e você, como profissional, também precisa se adaptar. Desenvolva novos olhares com a Pós-graduação em Jornalismo: Comunicação e a nova ordem informacional. Chico Pinheiro e outros grandes nomes do jornalismo esperam por você! 

 

 

Comente você também:

Comentários