HIGHLIGHTS: São Paulo Fashion Week n54

HIGHLIGHTS: São Paulo Fashion Week n54

A 54ª edição do SPFW provou que a moda está viva dentro e fora das passarelas. Entre os dias 16 e 20/11, foram 43 desfiles presenciais e 5 fashion films transmitidos online, trazendo tendências e diversidade para os palcos da semana de moda.

 

 

Democratização do acesso à semana de moda

Neste ano, pela primeira vez na história, o evento contou com a venda de ingressos para o público geral, o que resultou na democratização do acesso que, antes, era restrito a convidados e jornalistas.

 

Com este movimento, estudantes de moda e outros interessados na área, puderam ver, de perto, como funcionam os grandes eventos do setor, além de acompanhar as novidades e tendências previstas para o ciclo de 2023.

 

Representatividade nas passarelas

Sendo o Brasil um país tão diverso, faz sentido que vejamos representatividade nas passarelas do maior evento de moda do país - e mais importante da América Latina. E essa é uma tendência que acompanha o SPFW em suas últimas edições.

 

Modelos com corpos diversos, de diferentes etnias, gêneros e idade. Tudo isso foi acompanhado de perto entre os dias 16 e 20 de novembro. Embora, claro, ainda há muito a se fazer no que diz respeito a diversidade e representatividade, é nítido que o cenário tem se transformado.

 

Um dos modelos mais requisitados neste ano, inclusive, foi o jovem Noah Alef, de origem Pataxó, um dos inúmeros povos indígenas brasileiros. Ao todo, foram 15 desfiles realizados por ele nesta edição.

 

Tendências de moda e beleza para 2023

A semana de moda é um importante termômetro para mensurarmos quais serão as tendências de moda e beleza para o próximo ano. Entre rupturas e continuidade de ciclos anteriores, conheça as tendências para 2023 que foram destaque nas passarelas da São Paulo Fashion Week:

 

Crochê e outras técnicas manuais do slow fashion

O efeito handmade foi destaque entre inúmeras marcas. Looks em crochê, macramê e outras técnicas manuais foram levados às passarelas por Lino Villaventura, DePedro, Neriage e Lucas Leão, entre outros, sempre dando destaque a matérias-primas de origem nacional. A tendência é o slow fashion ganhar cada vez mais espaço, apostando em peças exclusivas e únicas.

 

Alfaiataria desconstruída

Outro destaque foi a alfaiataria, que dessa vez ganhou ares de desconstrução, abandonando a rigidez imposta em ciclos anteriores da moda. O que vimos nas passarelas este ano foi leveza e suavidade, em looks de Anacê, A Lá Garconne, Angela Brito, Greg Joey, Handred, Rocio Cancas, Soul Básico e TA Studios.

 

Efeito metalizado

Tanto nos looks quanto nas makes de passarela, o efeito metalizado tornou as coleções ainda mais eletrizantes. A tendência foi observada em peças de couro, jaquetas, calças e vestidos, em looks de Another Place, Lilly Sarti e Patrícia Vieira, entre outros. Além disso, houve destaque também para sombras, iluminadores e até mesmo batons metalizados.

 

Franjas trabalhadas

As franjas definitivamente voltaram com tudo. Em diferentes texturas e tecidos, foram vistas em desfiles como Another Place, com jaquetas franjadas, João Pimenta, com recortes sofisticados e franjas diagonais, DePedro, em peças de crochê, e Lilly Sarti, em confecções feitas em couro.

 

Cabelos com efeito molhado

No visual de inúmeras modelos também foi possível observar uma tendência para os penteados: o cabelo com efeito molhado, já disseminado por celebridades e influencers fora das passarelas, veio para ficar.

 

Sobrancelhas bagunçadas

Outra aposta fica a cargo das sobrancelhas com aspecto levemente bagunçado, leves e mais realistas, que também já vinham conquistando o público fora das passarelas ao longo deste ano.

 

Gostou das tendências previstas para 2023? Para conferir todos os desfiles na íntegra, você pode acessar o canal oficial da SPFW.  

 

Na Pós Digital FAAP você se prepara ainda mais para consolidar sua carreira. Isso tudo com a pós-graduação que diferencia você no mercado: Fashion Business.

Comente você também:

Comentários