Matricule-se com 15% OFF em todos os cursos. Aproveite!

content

Criatividade: caminho para soluções inovadoras

Criatividade: caminho para soluções inovadoras

Até onde a sua criatividade é capaz de levar você? Nós não temos a resposta. Mas podemos ajudar você a descobrir.

Podemos resumir a criatividade como a habilidade de criar, produzir ou construir algo inédito ou original que funcione como solução para determinada situação. As pessoas mais criativas, em geral, são vistas como inovadoras, curiosas, inquietas e, muitas vezes, pouco convencionais.

 

Ser criativo, entretanto, nem sempre é uma tarefa fácil. Muitos, inclusive, nem ao menos se consideram criativos. Apesar disso, podemos estabelecer que a criatividade é intrínseca ao ser humano. Ou seja, ela está presente em todos os momentos da nossa vida, é natural e essencial à nossa existência desde os anos iniciais, quando contamos com impulsos criativos para aprender a andar e comunicar, por exemplo.

 

O processo criativo realmente importa

 

Entendendo que a criatividade é um processo intrínseco ao ser humano, é preciso entender também que existem, sim, pessoas mais criativas que outras. Mas essa característica pode ser acentuada por métodos específicos que visam a facilitar a fluidez das ideias, estimulando o pensamento criativo até que se encontre a melhor solução. Isso significa que todos podem se tornar mais criativos. 

 

O primeiro passo, neste âmbito, é descobrir quais métodos se adaptam melhor às suas necessidades – e são muitas as opções que podem ajudar a transformar uma ideia em um projeto completo, único e inovador. Por exemplo: 

 

Incluir algo novo na rotina todos os dias 

Quando a mente trabalha com novas realidades o tempo todo, ela tende a encontrar soluções cada vez mais criativas para os desafios que surgem. Pode ser algo simples, como assistir a um vídeo que nunca viu, conhecer um lugar novo, fazer algo que sempre teve vontade... enfim, até mesmo alterar a rota para o trabalho pode ajudar neste processo. 

 

Frequentar ambientes culturais 

Conhecer museus, teatros e outros espaços culturais vai além de apenas observar. Quando você se conecta com pessoas e ambientes criativos, você aumenta o seu acervo pessoal de referências, inspirações, ideias e conhecimentos variados.

 

Ler tudo, ler sempre, ler mais 

A leitura é uma das melhores fontes quando o assunto é expandir nossos horizontes. Manter o hábito de ler materiais diversos, como jornais, livros, revistas e artigos de internet, auxilia muito no despertar da criatividade dentro do processo criativo. Então, ler mais e ler sempre se torna um hábito de extrema importância. 

 

Ir além das primeiras ideias 

O processo criativo busca fugir do senso comum, encontrando alternativas para além do que é convencional. Neste aspecto, não se resumir às primeiras respostas e soluções pode ser o ponto crucial de um grande projeto. Deve-se, então, explorar atividades como o brainstorm para chegar ao maior número de ideias possíveis e, depois, lapidá-las conforme o objetivo.

 

Criatividade x Inovação

 

Criatividade e inovação são termos que costumam estar alinhados. Entretanto, no que diz respeito ao conceito, enquanto a criatividade é a capacidade de pensar em soluções “fora da caixa” (depois, sim, podendo transformar em ação), inovação significa criar, de fato, algo novo, que atenda necessidades reais, extrapolando as fronteiras do que já conhecemos, da forma como conhecemos, com a finalidade de impactar positivamente na qualidade de vida e no desenvolvimento humano.

 

Quer um exemplo prático? Pense na Uber. A empresa estadunidense se tornou uma referência mundial no ramo do transporte e da economia colaborativa, mas ela não inventou, de fato, um novo meio de transporte. O que a Uber fez foi inovar no setor, criando um aplicativo totalmente novo, com ferramentas que facilitam a conexão entre usuários e motoristas, popularizando e democratizando o transporte privado de passageiros.

 

Então, de certa forma, podemos dizer que criatividade e inovação são conceitos complementares e essenciais para o desenvolvimento da sociedade. No ambiente corporativo, inclusive, estes conceitos estão sendo cada vez mais requisitados. Afinal, quando há espaço para profissionais com perfil criativo, inquieto, curioso e questionador, as empresas ficam mais próximas de encontrar soluções, principalmente em crises.

 

Na Pós Digital FAAP, você tem espaço e é estimulado a desenvolver e aperfeiçoar sua criatividade com a experiência dos principais nomes da Indústria Criativa e de negócios.

 

Aqui é o lugar para quem não se contenta com pouco e busca nos melhores ser referência no que faz. Não subestime o poder da criatividade.

 

Conheça nossos cursos e aproveite a Creative Week para se matricular com desconto. As melhores opções de pós-graduação 100% online estão aqui. Matricule-se.

Comente você também:

Comentários